5 de agosto de 2015

Comprar casa à distância #1 - a procura...


Esta é uma das notícias que estou para dar há algum tempo e uma das que me está a dar mais prazer dar!
Omg compramos uma Quinta!
Agora a questão mais “questionada”...Estou a viver em Singapura, não fui a Portugal como é que comprei uma casa à distância?
A resposta.... Comprei pela Internet, claroooo!!!
Como? É o que vou contar no post de hoje!

Como comprar casa à distância?
Antes de mais quero dizer que a ideia de comprar casa não veio de agora, há 5 anos que andamos à procura da casa ideal, durante este tempo já tivemos 2 ou 3 tentativas falhadas (que agora dizemos: ainda bem!).
Um conselho para quem quer comprar casa à distância ou não,  definir requisitos, especificar muito bem o que querem, ter isto bem definido ajuda na procura e evita perdas de tempo e/ou erros na compra, outra coisa importante é não ter pressa (claro que nem toda a gente pode esperar 5 anos, mas tenham calma e paciência).
Nós tínhamos 4 requisitos obrigatórios:
1º um valor limite
2º queríamos uma casa com bastante terreno
3º Não queríamos nova, mas que estivesse habitável ou perto disso
4º Obrigatório - vistas de rio.

Como procuramos?
Os motores de busca hoje em dia são mais que muitos. Com os requisitos bem definidos a procura é mais eficaz, os que mais usamos foram, por esta ordem:
olx.pt, custojusto.ptgoogle.pt, Imovirtual.comRemax.ptera.pt
E foi exactamente no último que fomos encontrar a nossa casa.
Um dos nossos melhores aliados para tentar perceber onde são as casas que procuramos, ver melhor a casa e até perceber a vizinhança é o google maps, se conhecerem o local é ainda mais fácil a procura.

Como tudo o que tínhamos visto até então nos agradava entramos em contacto por email com a agência, fizemos mais algumas perguntas, pedimos mais fotografias e decidimos marcar uma visita. Nesta fase recorremos sempre a amigos e/ou família. Desta vez optamos pela família, uma vez que a amiga que até é engenheira civil não estava disponível (ajuda procurarem por amigos que percebam alguma coisa do que estão a ver e que vocês confiem tanto na competência como no bom gosto).
O nosso cunhado foi visitar a casa munido de câmara fotográfica ( para filmar e fotografar cada canto) e telemóvel com acesso a Internet para uma visita guiada via Skype.  Depois desta visita e de recebermos todas as fotos pedimos mais uma visita, desta vez com um amigo que faz avaliações de imóveis, que para além de nos dar opinião sobre o negócio confirmou que toda a documentação estava em ordem e que o negócio era bom e seguro.
Foi assim, com o OK de todos que decidimos seguir em frente, falamos com a imobiliária fizemos toda a negociação pelo telefone (voipcheap - telefone online gratuito para números fixos), tudo acertado marcamos a data da escritura.



Para a semana conto a parte da escritura e toda a burocracia necessária para a fazerem sem ser presencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário