Dicas para criar o seu escritório em casa e mais alguns conselhos úteis


Quem nunca pensou em trabalhar a partir de casa? Muitas empresas já permitem que os funcionários trabalhem a partir de casa, evitando assim alguns gastos como o arrendamento de espaços ou despesas relacionadas com a manutenção.

Nem todas as pessoas se adaptam a este estilo de vida pois estar no conforto da casa e trabalhar ao mesmo tempo não é tarefa fácil. É preciso manter a concentração para não haver distrações e conseguir ser produtivo. O primeiro passo para ter sucesso é montar o seu cantinho de trabalho, aqui ficam algumas dicas do habitissimo para criar o seu escritório em casa.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa parece ser um sonho: poder dormir até mais tarde e poder trabalhar sem despir o pijama; evitar filas de trânsito e dificuldade em estacionar o carro; evitar transportes públicos cheios de gente…

Ao trabalhar no conforto do lar é possível gerir o horário e enquadrar as rotinas do dia-a-dia. Pode-se sempre aproveitar para fazer uma pausa e ir até ao ginásio, ler um livro ou até aproveitar momentos com a família.

Mas trabalhar em casa não é para todos. Nem todos conseguem gerir o tempo de trabalho e manter o foco sem as distrações como a televisão ligada, o telefone a tocar, as tarefas domésticas e até mesmo com os próprios familiares. Também pode ser um trabalho solitário pois o convívio com colegas de trabalho é bastante reduzido.

Para equilibrar as vantagens e as desvantagens nada melhor do que compor o seu espaço à sua maneira e para tal aqui deixamos algumas dicas para ser altamente produtivo.

O local ideal para montar seu escritório

O local ideal seria usar uma das divisões da casa para essa função. Trabalhar numa divisão própria para o efeito permite ficar concentrado e evitar as distrações que normalmente existem em casa. Permite fechar a porta e saber que aquele é o momento para prestar toda a atenção ao trabalho, à empresa e aos clientes.

Mas se não existir na sua casa uma divisão própria, é altamente recomendável não trabalhar sentado no sofá e reservar um espaço no canto de um quarto ou num canto da sala de estar.

A secretária ideal

Um dos elementos chave para o sucesso do seu trabalho é a secretária, ou usar uma mesa exclusiva para o trabalho. Esta deve ser adequada às dimensões do espaço e ter a superfície de dimensões adequadas ao tipo de trabalho que vai realizar. Se vai criar o escritório num espaço partilhado num quarto ou numa sala, opte por uma secretária ou uma mesa mais compacta. Se necessita de ter espaço para espalhar folhas, ou usar um computador enquanto consulta documentação, escolha uma mesa ou secretária maior, se for em forma de “L” ou poder ter uma mesa auxiliar, melhor. É possível encontrar mobiliário de diferentes materiais, formatos e cores. Pode optar por um design mais contemporâneo ou industrial ou por um estilo mais vintage ou rústico. O ideal manter o ambiente e a decoração predominante da sua casa.

A cadeira mais confortável

Nem sempre a cadeira mais bonita é a mais indicada. É preciso ter a noção que vai passar muitas horas sentado e por isso a cadeira deve ser a mais confortável possível para evitar dores nas costas e outros problemas.

As cadeiras com as costas mais altas costumam ser mais confortáveis e bastante ergonómicas, em comparação com os cadeirões de costas baixas ou as cadeiras tradicionais. O conselho aqui é preferir o conforto em vez da beleza por isso pode ser necessário realizar um investimento maior, de certeza que não se vai arrepender.

A Iluminação é essencial

A luz natural deve ser muito valorizada e num local destinado ao trabalho ainda mais. Se for possível, e se a sua casa for abençoada com a luz do sol, coloque o seu espaço de escritório perto de uma janela (atenção com a orientação do ecrã do computador para evitar os reflexos). A luz solar é bastante agradável e torna as actividades de trabalho mais positivas. Deve usar cortinas ou persianas para controlar a entrada da luz. Se a luz natural não for suficiente é preciso garantir uma boa iluminação artificial com o recurso a candeeiros de mesa ou de pé alto, complementando a iluminação de tecto. A luz deve ser perfeita e estar direcionada de maneira a evitar sombras enquanto escreve ou de maneira a não fazer reflexo no monitor do computador.

A organização é importante

Ter um espaço organizado é fundamental para conseguir ser produtivo. Saber onde está localizado cada material e saber onde os guardar é essencial para manter um com ritmo de trabalho, sem pausas desnecessárias. As mesas devem ter gavetas ou, pode optar por colocar estantes ou prateleiras. Existem no mercado muitos organizadores de material de escritório com bastante design e estilos, como os porta-lápis, tabuleiros ou gavetas, que ajudam a manter tudo organizado.

Quadros de trabalho

Se tiver espaço numa parede, colocar um quadro de cortiça, pode ser bastante útil. Pode optar por um quadro decorativo que se enquadre no estilo predominante do seu escritório. Existem de vários tamanhos, formatos e materiais. Aqui pode colocar anotações, lembretes, fotografias, calendário. Um quadro de trabalho ajuda a manter o trabalho organizado e dinâmico.

A decoração

Por ser um local de trabalho, por vezes o espaço fica um pouco desarrumado e pouco bonito. Existem muitas possibilidades e opções para poder decorar o escritório e manter a organização. Um espaço aconchegante e agradável permite estar confortável e trabalhar num bom ambiente é uma ajuda à produtividade.

Escolha uma secretária bonita e funcional e um bom candeeiro com aquele design que adora. Coloque um quadro ou molduras e até pode usar vasos com plantas ou flores, desde que vá de acordo com a sua personalidade e gosto pessoal. É o seu espaço e é onde se deve sentir confortável.

Plantas para renovar o ar

Colocar um planta ou uma flor num um espaço, poder ajudar a criar um ambiente perfeito. Não se esqueça que é aqui que irá passar grande parte do dia. Ter uma planta ajuda a manter o contacto com a natureza e ajuda a manter a sensação de não se estar fechado num compartimento. Não podemos negar que um espaço decorado com plantas e flores é um espaço muito mais agradável e fresco.

Alguns conselhos úteis

Agora que já tem um espaço de trabalho em casa perfeito, deixamos aqui alguns conselhos úteis que vão ajudar a conseguir uma produtividade também perfeita.

- Cuide de sí: Ao acordar aproveite o tempo que não vai gastar no trânsito e aproveite para tomar um banho,vestir uma roupa confortável e tomar um bom café;

- Estipule horários: Defina uma hora para começar e terminar o trabalho e defina um determinado tempo para almoçar. Aproveite já que está em casa e faça uma pausa para descansar. Não ter hora certa para terminar o trabalho é um grande erro de quem trabalha em casa pois irá acabar por trabalhar mais tempo do que devia;

- Mantenha tudo à mão: Defina que aquele será o seu espaço, e garanta que ali tem tudo organizado para realizar seu trabalho. Ter que se levantar para ir buscar algo que precisa pode ser o início de alguns minutos (ou horas) de distração;

- Faça outras atividades: Estar em casa fechado pode ser complicado para muitas pessoas por não terem relação com colegas de trabalho, ou sentirem-se sozinhas. Um conselho útil é gerir o tempo e aproveitar as pausas para tomar um café, ir ao ginásio ou até mesmo, iniciar um curso que o pode ajudar a evoluir na carreira;

- Aproveite a flexibilidade: Se o seu trabalho e as condições o permitirem por que não dedicar algumas horas para trabalhar fora do escritório? Pode ir até uma biblioteca ou uma esplanada. Pode levar o seu computador portátil ou realizar outras tarefas mais simples e que não exijam estar no escritório.

-Alimente-se: Não salte refeições ou deixe de comer alimentos saudáveis por causa do trabalho. Aproveite já que está em casa para se alimentar bem. Aproveite as pausas e saia do local de trabalho. Evite comer na mesa de trabalho e almoce noutra mesa na cozinha ou numa sala de jantar.

- Atenção à ergonomia: Além de ser essencial usar uma cadeira confortável, deve ajustar o assento de modo a que os pés fiquem apoiados no chão ou em cima de alguma plataforma para pés. Ajuste o computador ou o teclado de maneira a que os braços fiquem apoiados na mesa com os cotovelos paralelos ao chão. Mantenha o ecrã ao nível dos olhos.

- Fins de semana: Ao trabalhar em casa por vezes pode ser tentador deixar algum trabalho para o fim de semana. Não faça isso. O fim de semana é para descansar!

Se trabalha em casa, de certeza que se identificou com este artigo. Como é o seu escritório em casa?

#HomeOffice #escritorioemcasa #trabalhardecasa #habitissimo

Obrigada  pelo  interesse  no  nosso  artigo!

Deixa um comentário com a tua opinião e/ou sugestão para futuros artigos

©TRADI Todos os direitos reservados.Desenho e implementação do site:TRADI

geral.tradi@gmail.com | 965718441 | Entre-os-rios, Penafiel | Portugal

  • Facebook tradi
  • Pinterest tradi
  • Instagram tradi